Bem-Estar
A água é a fonte de vida de todos os seres vivos.
A água desempenha várias funções essenciais no corpo humano. Como solvente, uma vez que é o meio onde ocorrem todos os processos celulares. É um substrato das reações metabólicas e a componente estrutural que dá forma às células. Fundamental para os processos de digestão, absorção e excreção onde atua como meio de Transporte dos nutrientes para as células e de substâncias tóxicas resultantes do metabolismo para os rins, através dos quais são excretadas.
A água mantém o equilíbrio intra e extra celular e influencia diretamente a regulação da temperatura corporal. A evaporação da água transpirada permite o arrefecimento do corpo, evitando a hipertermia. Podemos passar 1 mês sem comer mas apenas 3 dias sem beber!
O que importa na composição da água?
A Organização Mundial de Saúde, organismo internacional de referência na área da Saúde, considera que no que toca a benefícios para a saúde para as águas, o que interessa é a pureza bacteriológica e composição química, sendo que o pH das águas não é considerado um critério.
A água mineral natural, originalmente pura e de elevada qualidade, depois de protegida por uma embalagem, são a melhor bebida para assegurar uma hidratação perfeita. Ao facto de se tratar de um produto natural, acresce a mais-valia de conter um conjunto de sais minerais e oligoelementos próprios e específicos de cada água, consoante a sua origem, que se mantêm constantes ao longo do tempo.
Conheces as diferenças entre as águas engarrafadas e a água da torneira?
Quando falamos de água mineral natural ou de nascente engarrafada, falamos de produtos da natureza preservados e levados nas melhores condições de pureza, segurança e higiene desde a sua origem até ao consumidor. Trata-se de produtos alimentares, muito controlados, cuja rastreabilidade é garantida
Distinguem-se claramente das águas de distribuição pública geralmente captadas nos rios ou nas albufeiras das barragens e que necessitam de passar por processos de tratamento químico que lhes permitam atingir as características de potabilidade.
Podemos encontrar vários minerais nas águas como Magnésio, Sódio, Cálcio, entre outros.
Mas não podemos esperar que seja a agua a suprir as nossas necessidades diárias, essa não é a função da água.
No que toca à escolha da água, todas têm composições químicas diferentes, variando de acordo com a região e o tipo de solos que atravessam.
Há águas mais leves, de baixa mineralização, característica da maior parte das águas de Portugal, e outras com uma carga mineral maior, mais característico do Sul do Pais, mas o importante é que todas cumprem a sua função principal, hidratar.
As Termas de Luso contam com um conceito inovador de Medical Spa suportado por três valências complementares: Termalismo Terapêutico, Spa Termal e Medical Center.
O Complexo Termal está aberto ao público durante doze meses, dando resposta às tendências atuais no segmento da Saúde e Bem-Estar.
As instalações diferenciadoras das Termas de Luso, rodeadas pela beleza indescritível da Serra do Bussaco com a sua arborização secular, permitem a recuperação do equilíbrio perfeito entre Corpo, Mente e Alma.
Equilíbrio entre corpo e mente deve ter um acompanhamento integrado
O Medical Center aposta num apoio médico especializado com particular incidência em programas de reabilitação física e de prevenção.
O Complexo Termal está aberto ao público durante todo o ano, dando resposta às tendências atuais no segmento da Saúde e do Bem-estar.
Pode fazer a sua marcação em termasdeluso.pt
O circuito profundo percorrido pelas águas da chuva confere à Água Termal de Luso uma baixa mineralização sendo por isso considerada uma água hipossalina, isto é, muito pouco mineralizada, vulgarmente designada como levíssima.
Para além disso o facto de atingir profundidades elevadas provoca também um aquecimento da água que emerge, por interposição de uma barreira geológica impermeável que obriga à ascensão concentrada das águas, em torno de 28ºC sendo por isso considerada meso termal.
A nossa água é indicada para o tratamento de diversas patologias
• Doenças do Aparelho Circulatório: hipertensão arterial.
• Doenças do Aparelho Nefro-urinário: Litíase e insuficiência renal.
• Doenças do Aparelho Respiratório: Bronquite, rinite e sinusite crónica.
• Doenças Crónicas da Pele: Psoríase, eczema atópico e crónico, acne, e sequelas de queimaduras.
• Doenças Metabólico-endócrinas: Diabetes, gota e hipercolesterolémia.
• Doenças Reumáticas e Músculo-esqueléticas: Artrose, espondilose, tendinite e fibromialgia.